Marketplace: o que é e como funciona Leave a comment

O marketplace é um modelo de negócios que inovou o mercado do e-commerce. Empresas como Uber, Airbnb e Mercado Livre são exemplos de sucesso dessa estratégia. Neste artigo, vamos te contar o que é um marketplace e porque você deve ficar de olho nesse modelo de empreendimento digital.

O que é um marketplace?

Um marketplace é como um shopping virtual. Ou seja, trata-se de uma plataforma online que reúne vários vendedores ou prestadores de serviços em um só lugar. Nela, os clientes podem comparar os profissionais e escolher qual se adequa melhor às suas necessidades.

Em outras palavras, o marketplace conecta oferta e demanda. Por isso, tal tipo de negócio tem dois níveis de acesso: um no qual os vendedores oferecem seus produtos ou serviços, e outro no qual os clientes podem visualizar as ofertas.

Além disso, geralmente esse modelo de negócios foca em um nicho de mercado específico. Ou seja, existem marketplaces de diversos segmentos, como vestuário, alimentação, saúde, imóveis, carros, entre outros. Assim, fica mais fácil atingir o público-alvo e fidelizar clientes.

 

Exemplos de Marketplace

Enjoei

O Enjoei é um marketplace de produtos, especializado em roupas femininas usadas. A ideia resolve o problema de mulheres que têm peças de roupa as quais não usam mais.

Com a plataforma, as usuárias podem vender suas roupas usadas para pessoas que têm interesse em comprá-las por um preço acessível.

Doctoralia

O Doctoralia é um marketplace de serviços, que conecta pacientes com os melhores profissionais de saúde da sua região. Em vez de pedir indicações para seus conhecidos, os usuários encontram as informações de vários médicos em um só lugar. Ainda é possível checar avaliações, especialidades e orçamento na plataforma online.

NetSuprimentos

A NetSuprimentos é um marketplace de produtos B2B, que centraliza a busca e compra de produtos para empresas. Um negócio B2B, ou Bussiness to Bussiness, é aquele no qual a venda ocorre de empresa para empresa, sem envolver o consumidor final.

Dessa forma, é como se a NetSuprimentos fosse um grande shopping para empresas. Nele são oferecidos materiais de limpeza, equipamentos, e artigos para escritório.

Assim, o funcionário responsável pelo setor de compras de um negócio tem a praticidade de comprar online. Logo, a agilidade é muito maior, pois não é preciso pedir cotações por e-mail ou telefone, por exemplo.

Qual é o papel de um empreendedor de marketplace?

A função principal de um empreendedor ou administrador de marketplace é conseguir fornecedores e conquistar clientes para a sua plataforma. Ele deve encontrar bons vendedores ou prestadores de serviço na sua área de atuação, e convidá-los para participarem do seu shopping virtual.

Então, quando o marketplace tiver um número mínimo de ofertas, o administrador deve investir em marketing digital para atrair clientes. Tais consumidores irão comprar produtos e contratar serviços dos fornecedores que o empreendedor prospectou para sua plataforma.

Diferenças entre E-commerce e Marketplace

Em alguns casos, o cliente não nota diferença entre comprar em um e-commerce ou em um marketplace. Isso acontece porque, visualmente, as duas plataformas são bastante parecidas. Além disso, a forma de efetuar a compra é semelhante. Você possivelmente já comprou algo de um marketplace e nem percebeu.

Porém, a grande diferença é a grande oferta oferecida pelo marketplace. Ou seja, por ter vários vendedores ou prestadores de serviço, a plataforma proporciona várias opções aos clientes. Isso com certeza agrega mais valor e rentabilidade ao negócio.

Do ponto de vista do administrador, as vantagens são ainda maiores. Em um e-commerce convencional, o(a) empreendedor(a) precisa gerir tudo, desde o estoque até a logística de entrega e devolução.

Já no markeplace, toda a logística é responsabilidade do fornecedor. Dessa maneira, o(a) empreendedor(a) de marketplace não tem gastos com armazenamento ou entrega do produto. Porém, deve focar seus esforços em captar os melhores fornecedores para sua plataforma, bem como gerenciá-los. Além disso, quem é dono de um marketplace precisa executar estratégias de marketing a fim de atrair clientes.

E se você ainda tem alguma dúvida , entre em contato conosco que iremos te responder.

 

Fonte: https://www.ideianoar.com.br/

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